Como organizar um campeonato de Cubo Mágico?



Muitos cubistas já participaram de campeonatos e ficaram empolgados para fazer um em sua cidade, só que muitas vezes não sabem por onde começar... Veja abaixo dicas do Rafael Cinoto sobre tudo o que é necessário para que se possa organizar um campeonato de cubo mágico!



Para um campeonato ser oficial, basta que tenha um delegado da WCA presente e que tudo corra dentro das regras. O mais difícil geralmente é o espaço, que de preferência tenha um palco para ficar bem separado os competidores do público. O palco deve ser grande o suficiente para ter aproximadamente uma mesa para cada 6 competidores, sendo no máximo, 10 mesas. Aí basta ver se o espaço é suficiente para essas mesas e mais uma mesa um pouco maior para os embaralhamentos. O ideal é um anfiteatro onde tem um placo e um lugar para a platéia sentar, porque é importante separar as pessoas que estão competindo de quem está assistindo pra não atrapalhar. Uma sala de aula geralmente é um lugar pequeno. Além disso, a temperatura ambiente precisa ser agradável e a iluminação adequada. Depois de acertado o local, é necessário fazer uma página na internet, oficializar o campeonato junto à WCA e começa a divulgar. É bom bolar um logotipo do campeonato também para colocar no site, que deve ter todas as informações do local, endereço correto, como fazer para chegar e outras informações que forem necessárias, como hotéis e restaurantes.

Material necessário

A quantidade de cada coisa depende de quantas pessoas participarem:
- Mesas (para os competidores e juízes) - pelo menos uma para cada 10 competidores;
- Cadeiras (2 por mesa e mais 2 cadeiras para os embaralhadores);
- Canetas;
- Plásticos e cordões para crachás (opcional);
- Imprimir crachás para os competidores (mandamos a lista de nomes) (opcional);
- Imprimir etiquetas com o nome dos competidores inscritos (os que se inscreveram com antecedência) (opcional);
- Imprimir súmulas de todas as modalidades (cabem 4 em cada folha e mandamos o arquivo com todas as súmulas);
- Imprimir súmulas para a modalidade "menos movimentos" (1 por página e mandamos o modelo);
- Imprimir certificados:
- para os 3 primeiros colocados de cada modalidade (mandamos o arquivo com todos os certificados);
- certificados de participação para todos os competidores (mandamos o arquivo com todos os certificados);
- Dois computadores disponíveis no local da competição (embaralhamentos e resultados);
- Conexão com internet para entrada de resultados;
- Uma impressora disponível para imprimir súmulas das rodadas finais;
- Folhas de papel de sulfite para impressão das súmulas nos dias da competição;
- Troféus/medalhas de ouro, prata e bronze (opcional);
- 1 banner grande com o nome da competição e patrocinadores para afixar no fundo da competição (para sair na mídia e nos vídeos) (opcional);
- 2 banners menores com o nome da competição e patrocinadores para afixar lateralmente (para sair na mídia e nos vídeos) (opcional);
- Cronômetros e displays para o "Stackmat" (nós mesmo disponibilizamos).

Outras dicas

Uma opção é fazer um campeonato não oficial primeiro, algo mais simples, mas seguindo todas as regras oficiais, embaralhamentos oficiais e tudo mais. Súmulas, crachás e certificados temos os modelos prontos que posso mandar para ajustarem pro campeonato local e imprimirem. Os cronômetros tipo "stackmat" não costumam ser problema porque os próprios competidores tem e levam para serem usados no campeonato. Medalhas e camisetas não são obrigatórias, mas certificados sim. Pelo menos para os 3 primeiros de cada modalidade e um de participação pra todo mundo. Quando o campeonato é oficial, a chance de cubistas bons aparecerem é maior e todos os resultados do campeonato entram para o ranking oficial da WCA.

Para oficializar o campeonato precisa de no mínimo 12 pessoas segundo o regulamento, mas o trabalho que dá talvez não vale à pena só pra 12 pessoas, então a gente procura juntar pelo menos umas 30. E a data tem que ser divulgada na WCA com pelo menos um mês de antecedência. As modalidades geralmente fazemos o que o pessoal mais gosta de fazer na região do campeonato. Se ninguém faz Square, ou pouca gente, então não compensa incluir. É melhor fazer mais rodadas do 3x3, por exemplo, do que colocar uma categoria que só tem 3 pessoas pra competir. Mas a gente pode ajudar a escolher as categorias. Se o campeonato durar 3 dias dá pra incluir todas.

O ideal é marcar o campeonato com certa antecedência (pelo menos 3 meses) para os competidores que moram longe poderem se programar, ainda mais se for um campeonato grande, com muitos competidores (acima de 40). E de preferência marcar num feriado para podermos ter 3 dias de competição ou nas férias, que podemos pegar uma sexta e um final de semana.